Vamos pensar?

Hoje faremos uma introdução a lógica sob uma abordagem incomum.

Vamos pensar! Leia as perguntas e anote as respostas numa folha de papel, ao terminar leia o comentário do post e compare as respostas.

1. Um frasco com dois litros de iogurte contém suco de fruta, leite e mel. A quantidade de leite é o dobro da quantidade de suco de fruta, e a quantidade de mel é a nona parte da quantidade dos outros dois líquidos juntos. Qual é a quantidade de suco de fruta que esse frasco de iogurte cotém?

2. Um homem chega numa igreja que tem 3 santos, ele se dirige até o primeiro santo e fala:
– Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais para e parte para o segundo santo, e fala:
– Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
– Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e fica sem nada no bolso.
Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou na igreja?

3. É noite, um homem deseja ir da cidade X para a cidade Y e o único meio de travessia é uma ponte, e o tempo para atravessá-la é de 10 minutos. No meio da ponte há um guarda que passa 5 minutos dormindo e 5 acordado. Esse guarda, sempre que vê alguém atravessando a ponte, manda-o voltar, pois é proibida a travessia a noite. Como o homem faz para atravessar a ponte e chegar na cidade Y?

4. Em uma sala A, há tres interruptores, mas apenas um acende a sala B ao lado, é preciso deixar a sala A para verificar se a B está acesa, sabendo que só poderia sair da sala A uma única vez, como fazer para saber qual acende a sala B?

5. Faça o seguinte cálculo de cabeça e rápido! Pegue o número 1.000, some 40, some mais 1.000, adicione 30, adicione 1.000 novamente, mais 20, mais uma vez 1.000 e mais 10. Qual é o resultado final?

6. Uma indústria produziu 7424 unidades de certo produto num período de cinco anos. Supondo que a produção tenha dobrado a cada ano, qual foi o número de unidades produzidas no primeiro ano?

7. Tinham 20 pássaros em uma árvore. Então você vai lá com uma espingarda, dá um tiro e acerta em 3 pássaros que caem mortos no chão. A pergunta é: quantos pássaros sobraram na árvore?

8. Um homem mora na cobertura de um prédio alto. Em dias de sol ele sobe pela escada para ir ao seu apartamento. Em dias de chuva, sobe pelo elevador. Porque ele tem este estranho hábito?

9. Deite, deite, deite, o que a vaca bebe?

10. Sua gaveta de meias contém 10 pares de meias brancas e 10 pares de meias pretas. Suponha que você só possa pegar uma meia de cada vez e que você não possa ver a cor desta meia até que a retire da gaveta, quantas meias você terá que pegar até obter, no mínimo, um par de meias da mesma cor?

Boa sorte!

About these ads

Uma resposta to “Vamos pensar?”

  1. Luke Says:

    1. A quantidade de suco é: 600 ml.

    2. Ele chegou com R$ 17,50:
    No primeiro santo, quando seu dinheiro foi dobrado, ele ficou com 35 reais. Deu 20 e ficou com 15. No segundo santo, com o dinheiro dobrado, ele ficou com 30 reais. Deu 20 e ficou com 10. E finalmente no terceiro santo, com o dinheiro dobrado ele ficou com 20 reais. Deu os 20 e ficou com nada.

    3. Ele espera o guarda dormir, então começa a atravessar a ponte. Quando faltarem alguns segundos para o guarda acordar, ele dá meia volta e começa a andar em direção a sua cidade. O guarda vai pensar que ele estava indo para a cidade X e vai mandá-lo voltar. Assim ele consegue chegar na cidade Y!

    4. Deixe o primeiro interruptor ligado, o segundo ligue por alguns segundos e o terceiro deixe desligado, se ao verificar na sala B a luz estiver acesa é o primeiro, se estiver apagada mas a lampada estiver quente é o segundo e se estiver apagada é o último.

    5. Se você disse 5000 você errou. A resposta certa é 4100.

    6. 232

    7. Se você disse 17, você errou. Na verdade não sobra nenhum pássaro na árvore pois os outros 17 pássaros que viveram saíram voando para longe depois do susto do tiro!

    8. O homem era um anão. Em dias de chuva ele carregava consigo o guarda-chuva, com isto ele conseguia alcançar o botão do elevador para ir até a cobertura do prédio. Em dias de sol ele subia pela escada porque não conseguia alcançar o botão do elevador.

    9. Água, é claro. Se voce respondeu leite falhou nesse teste básico de prontidão.

    10. 3 meias. Na pior das hipóteses, você terá obtido, nas primeiras duas vezes, uma meia preta e outra branca. Na terceira é certo que você retirará uma meia que forme par com uma das anteriores.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: