O Ubuntu tem se mostrado um sistema operacional completo para mim, com suporte a multimídia, webdesigner, desenvolvimento de sistemas, banco de dados, jogos, trabalhos gráficos, gravação de cds/dvds, edição de áudio e vídeo, comunicação instantânea.
Esta lista deve ir crescendo conforme o uso/descoberta de novos programas, ou ainda se houver pedidos de comparação. A maioria dos programas citados podem ser baixados diretamente pela Central de Programas do Ubuntu, mas com o advento dos pacotes deb tudo ficou mais fácil de instalar.
Multimídia
Reprodutor de Vídeos: Existem vários players para reprodução de vídeo, mas poucos diferenciais. Particularmente prefiro o player nativo [Totem] e o VLC, o primeiro tem integração automática com o controle remoto do meu notebook [presente da versão 10.10] e o segundo tem mais opções de definição de tela e permite escolher o arquivo de legenda com mais facilidade. É certo que o download de diversos plugins será necessário para usufruir de todos benefícios dos reprodutores, mas você encontra um bom material explicativo na net.
Reprodutor de áudio: O VLC cumpre bem o papel, mas quem está acostumado com o WinAmp no windows vai querer conhecer o QMMP, ele adiciona diretórios rapidamente a lista de execução, e se integra com os botões de acesso rápido como play/stop/mute no meu pc.
Caffeine: Um programa que mantém a tela do pc atiav, bloqueando proteções de tela ou modos de economia, para que o filme online não seja interrompido enquanto assiste, ou para não interromper a reprodução da rádio enquanto limpa a casa.
Gravador de Desktop: O RecordItNow, assim mesmo, tudo junto, permite a você gravar aulas sobre um determinado assunto, ou produzir um speedpaint, é possivel determinar o pedaço da tela a ser gravado, tempo de inicio, etc. Eu consegui ajustar o vídeo com 8FPS e o seguinte com a configuração do plugin mencoder para mp4 usando o seguinte comando: -idx %1 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:mbd=2:trell:vbitrate=300 -ofps 16 -oac mp3lame -lameopts cbr:mode=0:br=224:vol=10 -o %2.mp4
Gravador de CD/DVD: o Ubuntu é bem servido nesse item, temos 2 bons gravadores disponíveis, o K3b e o GnomeBaker, ambos tem uma interface intuitiva, mas o K3B é mais exigente com a nomeclatura dos arquivos, alguns nomes de arquivos com acento, ou extensão em caixa alta podem ser ignorados. Gravar imagens e copiar discos/cds são tarefas simples nos dois softwares.
Editor de Legendas: Quer criar a legenda de um filme que você baixou?? instale o SubtitleComposer, abra o vídeo e adicione os textos no tempo adequado.
Criador de Vídeos: O OpenShot é o equivalente do windows movie maker, com belos efeitos de transições.
Criador de DVD: DVDStyler – Depois de criar o vídeo no openshot você pode criar os menus do dvd para gravar e reproduzir em qualquer aparelho dvd.
Extrator de áudio de vídeo: Avidemux – Com este programa você pode pegar o áudio de arquivos de vídeo e transformar em mp3, fiz o teste com um vídeo do youtube e funcionou perfeitamente.
Gerenciador de Webcam: Com o Cheese você pode tirar fotos ou gravar vídeos aplicando efeitos, ótimo para ajustar a posição correta da webcam e iluminação adequada.
Internet
FTP: FileZilla, este gerenciador tem um recurso chamado favoritos que salva as pastas utilizadas facilitando o trabalho, além de salvar as configurações de conexão, podendo marcar para pedir senha a cada conexão.
Navegadores: Opera, Chromium, Firefox, Seamonkey, este quarteto exibe com eficiência qualquer site da net, entre todos eu acho que o chromium é o mais rápido, o firefox é o que tem mais plugins e o opera uma alternativa pra assistir filmes. Existem outros navegadores, como o Arora, Epiphany, Rekong e Midori.
Skype: O sistema skype permite chamadas em grupo por microfone, e chamadas em video conferencia com uma unica pessoa, não bastasse as essas vantagens ele ainda funciona como IM, caso os usuários não tenham acesso a câmera ou microfone, o skype trabalha como o msn, com seu chat em grupo ou particular.
Instant Messeger: Kopete, Emesene, aMSN, KMess – Esse quarteto todo serve pra usar o msn no ubuntu, o primeiro é um multi-IM, interligando skype, icq, msn e o que mais for configurado, enquanto este último é um bom emulador de MSN mas aki apresenta muitos erros fatais.
Gerenciador de Downloads: O JDownloader guarda a lista de arquivos a serem baixados, continuando na próxima execução, é uma ótima opção pra quem baixa arquivos divididos, ou seriados com vários episódios.
Edição Gráfica
GIMP: O equivalente ao photoshop ou corel-photopaint no ubuntu. Eis alguns avatares de forum criado no gimp:
Plugins idicados:
Mostrar iniaturas de XCF: gnome-xcf-thumbnailer
Conjunto de pincéis extras: gimp-data-extras
Plugin de impressão: gimp-gutenprint
Com todos os filtros disponíveis basta procurar por alguns tutoriais no youtube para dominar a ferramenta. Ele tem se mostrado simples e intuitivo, além de ser fexível, já que permite o uso de brushs e patterns do photoshop.
–
openOficce.org Desenho: Este programa exige paciência pra dominar, mas é uma boa opção para criar Vetores, lembra muito o Corel Draw, mas com menos recursos. Destaque para facilidade em gerar pdfs. Logotipo criado no Draw:
Inkscape: Este é mais parecido com o Corel Draw, com a vantagem de ler arquivos SVG, ou seja, você pode exportar no Corel Draw e ler no InkScape.
F-spot: É um gerenciador de imagens útil para importar fotos da câmera digital, quer dizer, eu insiro o cartão da camera para importação e ele oferece opções pra organizar, apagar os arquivos originais e exibir as fotos importadas sem duplicidade.
gColor: Pra quem desenha ou desenvolve web essa ferramenta mostra o código de uma cor na tela com o uso de conta-gotas, é útil em algumas ocasiões.
Screen Ruler: Uma régua de pixels para medir tamanho de imagens ou de espaços disponíveis no site.
Phatch: Um editor de fotos automáticos, muito util para deixar um lote de fotos no mesmo tamanho, resolução, etc
Blender: Este é um potente editor gráfico 3D, exige leitura para desenvolver os primeiros passos, mas oferece tantas ferramentas que você começa a querer ler mais.
Gnome-Paint: É como o paint brush do windows.
MyPaint: Com centenas de pincéis diferentes, este programa é muito agradável para técnicas de pintura, se você procura um simulador de pintura a óleo esse é o programa.
Jogos
Dofus: MMORPG da LevelUp com todos elementos de um MMORPG e com um sistema de combate único, que permite o uso de estratégia nas batalhas.
Warzone: Estratégia local e online, este grande game é mantido pelos fiéis fãs há anos e a versão linux é excelente.
Sudoku: puzzle japonês que vem se popularizando por aqui.
Mahjhoong: um puzzle desafiante, duas peças iguais eliminam o par, mas só as peças da borda de cada camada podem ser escolhidas.
Blinken: um jogo de memória bem conhecido.
KBattleship: Batalha naval
Emuladores: Stella, Zsnes, SNES9x, VisualBoy, gFceu, mupen64plus são os emuladores de Atari, SNES, GameBoy, NES e N64 que são distribuídos na central de programas, além deles é possível encontrar emuladores de playstation na net, embora tenha sido complicado configurar o meu play1.
Desenvolvimento
NetBeans: Um dos melhores ambientes de desenvolvimento vem conquistando espaço no mundo da programação. Dicas para completar os códigos, auxilio com interfaces gráficas, depuração, suporte a várias linguagens, formatação [identação] automática do código, são algumas de suas qualidades.
yEd: Fluxogramas são criados facilmente neste programa, e com um certo esforço DER [Diagramas Entidade Relacionamento]
DIA: Editor de diagramas de vários tipos de diagramas, tem melhorado cada vez mais, tanto em uml quanto em usabilidade
BlueFish: Editor leve para html, php, css.
Banco de Dados: O MySQL tem uma série de recursos, tanto em terminal como em modo gráfico, mas o ubuntu também suporta o Oracle, embora eu tenha usado somente por um curto período. para administrar a base de dados eu indico o MySQL Workbench, que permite desde a criação de diagramas entidades/relacionamentos a administração de usuários, schemas e dados.
Escritório
O OpenOffice preenche todo o vazio do MSOfficer, com a vantagem de gerar Pdfs facilmente em todos seus programas.
Plugin indicado: ooo-thumbnailer – visualizador de miniaturas de documentos do OO.
Okular – um leitor de arquivos pdf que facilita a leitura de apostilas e livros, pois continua a leitura a partir da ultima página visualizada, além disso seu sistema de favoritos permite marcar trechos importantes.
Outros
Free Mind: Excelent ferramenta para criação de mapas mentais.
Perfeito post !
Migrei para o ubuntu a pouco tempo, esse post me deu uma luz sobre quais programas usar.
Parabens ! Ganhou mais um leitor para seu blog !
obrigado!
Genial a matéria !!!! Parabéns !!! Linux sempre Linux.
vlw!