Como formatar um pendrive no Ubuntu 10.10 | Kubuntu 14.04

Dica pra quem quer formatar o pendrive no Ubuntu de forma que ele fique compatível com qualquer sistema operacional:

No Ubuntu aperte alt+F2 e digite palimpsest, mande executar em seguida. Coloque o pendrive na porta USB, ele vai aparecer na seção Dispositivos periféricos. Ao acessar o pendrive, clicando no modelo do pendrive no painel esquerdo do utilitário de unidades, você verá as informações do pendrive no painel direito. Essas informações se dividem em duas categorias: Unidade e Volumes.

Para formatar o pendrive vamos sempre utilizar as opções de Volumes.

Em primeiro lugar vamos desmontar o volume. Este é o primeiro botão da categoria Volumes. Quando você clica nele o ponto de Montagem muda para Não montado.

Em seguida clique em Excluir partição e confirme a exclusão. ATENÇÃO!!! Este pocesso vai apagar todas as informações do seu pendrive, se quiser manter algum arquivo, copie-o na pasta meus documentos.

Excluída a partição é hora de criar a nova partição, se tudo foi feito corretamente a categoria volumes só tem um botão: Criar partição. Em tamanho eu recomendo o uso total do espaço, então escolha o tipo da partição como FAT, ao fazer isso é solicitado o nome do volume, eu sugiro que você use seu nome acompanhado da capacidade do pendrive, por exemplo Luciano4GB, assim ao colocar o pendrive você o reconhecerá facilmente. Definido o nome, clique em criar.

Agora clique em Montar volume e está feito, formatado e pronto para uso.

No Kubuntu o nome do programa é Gerenciador de partições do KDE, se não estiver instalado basta usar o comando sudo apt-get install partitionmanager, o programa pede a senha de administrador para abrir, pois permite a edição da partição do HD. Com o pendrive já inserido na porta usb abra o programa, ele vai aparecer no lado esquerdo, na área de dispositivos. Da mesmo forma como no Ubuntu, o primeiro passo é desmontar o volume, clique com o botão direito na caixa superior do lado direito e em seguida clique em Desmontar. Na área de dispositivos, clique com o botão direito sobre o dispositivo e escolha Nova tabela de partição. Ao utilizar esse comando o botão Nova ficará ativo. Você pode escolher o sistema de arquivos, há opções para ext3, ext4, fat16, fat32, mas somente em ntfs eu consegui adicionar o rótulo/nome do pendrive. Os campos espaço livre anterior e depois devem ser setados pra 0 (zero), fazendo assim a partição com tamanho máximo, clique em ok. Essas alterações só vão ocorrer de fato ao clicar em Aplicar, no canto superior esquerdo da janela principal. ATENÇÃO!!! esse processo também apaga todos os dados, faça uma cópia do que desejar antes de iniciar o procedimento.

2 Respostas para “Como formatar um pendrive no Ubuntu 10.10 | Kubuntu 14.04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s