Dicas de Métodos de Pesquisa – Parte 2

Após terminar a leitura do livro, trago a outra parte das dicas coletadas no livro do Wazlawick(2008), para uma maior compreensão sobre as dicas registradas sugiro a leitura da obra*.

  1. Exemplo de justificativa bem apresentada: “Métodos atuais de replicação geram muito tráfego na rede e reduzem o paralelismo entre eles. Se não houver necessidade de paralelismo, a replicação pode ser feita de maneira muito mais rápida e com menos carga na rede
  2. Tome cuidado com a negativa categórica, pois frequentemente é vista como “pesquisa mal feita” pelo autor. Ex: “Atualmente não existe um método para…” ou “Não há publicações sobre esse assunto…”
  3. Itens da apresentação do método de pesquisa: a) levantamento bibliográfico, b) criação do método, c) adaptação ou desenvolvimento da ferramenta de software [caso seja usada], d) planejamento da aplicação do método, e) aplicação do método, f) avaliação e g) conclusão.
  4. O resumo deve evitar frases como “Este trabalho apresenta um estudo sobre…” ou “Este trabalho propõe um método para…”
  5. O resumo deve conter informações do tipo: “O principal resultado obtido a partir deste trabalho é…”
  6. A conclusão deve co-relacionar objetivos de trabalho e comentários conclusivos.
  7. O termo “conclusão forte” refere-se a conclusão de algo que não foi testado, sendo inaceitável em trabalhos científicos.
  8. O título do trabalho deve ser curto e apresentar a ideia ou contribuição central do trabalho.
  9. O resumo deve explicar o problema abordado, apresentar a solução usada, evitar citações bibliográficas e ter menos de uma página.
  10. A introdução deve conter os elementos do projeto de pesquisa [objetivos gerais e específicos, resultados esperados, limitações do trabalho, metodologia utilizada e justificativa], além de uma descrição dos demais capítulos.
  11. A revisão bibliográfica deve ser organizada por conceitos.
  12. Na revisão bibliográfica deve-se evitar disgressões sobre trabalhos que não estejam diretamente relacionados ao tema da pesquisa.
  13. Deve-se registrar as lições aprendidas durante a pesquisa na conclusão.
  14. Chinneck (1988) sugere que o capítulo final de uma monografia seja composto por: conclusões, contribuições e trabalhos futuros.
  15. Formato de conclusão sugerido por Chinneck (1988): “o problema descrito na seção x foi resolvido como demonstrado nas sessões y a z, em que foi desenvolvido um algoritmo, método,abordagem etc. para tratar as situações mencionadas

A partir deste item eu passei a coletar sugestões do que usar ou não em um texto de TCC ou monografia, é bom saber que tipo de formatação/conteúdo agrada ou desagrada a banca que vai examinar seu trabalho.

  1. Não use de ironia, piadas ou brincadeiras.
  2. Evite sempre que possível o uso de advérbios.
  3. Não faça julgamento de valores. Por exemplo: bom/ruim.
  4. Não afirme que uma coisa é perfeita.
  5. Evite expressões como “Hoje em dia” ou “Atualmente…”.
  6. Não se deve usar expressões do tipo: “ficamos surpresos ao perceber que…”.
  7. Deve-se evitar qualificar o trabalho como novo e diferente, evitando frases como: “Uma nova abordagem…” ou “Uma técnica diferente…”.
  8. Evite os termos “obviamente” ou “claramente”.
  9. Evite o uso da frase: “na verdade”.
  10. Não se deve usar 1ª ou 2ª pessoa ao redigir o texto.
  11. Ao usar “todos”, “muitos”, “alguns” ou “nenhum” deve-se registrar a referencia que comprove a qualificação citada, um uso adequado dessas palavras seria com as citações.
  12. Sempre que possível usar voz ativa no texto. Veja este exemplo do site Só Português: “Os mestres têm constantemente aconselhado os alunos.” ao invés de “Os alunos têm sido constantemente aconselhados pelos mestres.”
  13. Escreva no tempo presente.
  14. Colocar negações no inicio da frase.
  15. Se possível transforme as negações em afirmativas. Por exemplo: “Nenhum programa rodou em menos de 10 segundos.” transforma-se em “Todos os programas rodaram em 10 segundos ou mais.”
  16. Títulos devem estar em maiúsculas e sem ponto final
  17. Ao invés de negrito use itálico, Hexsel (2004)
  18. Segundo Moro (2008) há sete pecados capitais ao redigir um texto científico:1. Frases longas (repletas de vírgulas ou não!)
    2. Erros ortográficos
    3. Tradução literal e imbromation – Se não souber traduzir o resumo peça ajuda.
    4. Imagens/tabelas ilegíveis
    5. Erros gramaticais (paralelismo, concordância, conjugação, crase)
    6. Cópia literal (plágio)
    7. Blablabla (encher linguiça)
  19. Ao usar parenteses (), colchetes [] e chaves {} nunca deve haver espaço após o símbolo de abertura ou antes do símbolo de fechamento. Se houver uma palavra antes ou depois dos símbolos um espaço deve ser inserido, caso haja uma pontuação, como vírgula ou ponto final, não se usa o espaço.
  20. Não estenda os parágrafos, cada parágrafo deve apresentar uma única ideia.

Assim eu termino a lista, são vários itens que abordam diversos aspectos de uma tcc, para entender melhor cada tópico leia o livro do WAZLAWICK que vocês vão curtir.

Referências:

* WAZLAWICK, R. S., Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, Rio de Janeiro, Elsevier, 2008

CHINNECK, J. W., How to Organize your Thesis, 1988. Disponivel em português em http://www.sce.carleton.ca/faculty/chinneck/thesis/ThesisPortuguese.html

HEXSEL, R.A. Pequeno Manual de Escrita Técnica, Curitiba, 2004

MORO, M. M. A Arte de Escrever Artigos Científicos, Disponivel em http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=alunos – Acessado em 08/06/2012

Conversão da voz ativa na voz passiva, Disponível em http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf73.php – Acessado em 29/05/2012

ps. Se você leu a primeira parte antes da publicação da segunda, deixo o recado que foram adicionadas algumas dicas na primeira parte, fazendo uma divisão dos itens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s