Ubuntu 12.10 – A última versão utilizável do Ubuntu

Imagem Não é de hoje que as mudanças constantes na distribuição Ubuntu do linux tem me desagradado. Desde a versão 11.04 tudo vem desabando. A personalização do sistema da versão 10.10 era absoluta. Você podia deixar o pc com a sua cara, alterar planos de fundo, temas, painéis, cores, fontes. Os encontrar e gerenciar pacotes era mais simples.

Eu gosto do Ubuntu desde a versão 6.04, mas essa versão 13.04 chutou o pau da barraca. Prender o menu dos softwares no gnome-panel foi um tiro no pé. É muito irritante buscar os botões maximizar, minimizar e restaurar e achar preso na barra de menus, escondidas num painel que não pode ser personalizado. 😦

Já não bastasse a barra lateral, que veio copiar a concorrência e só faz atrapalhar. Sim, eu sei remover a barra lateral, mas ela é um lixo que devia ser opcional, sem dar o trabalho que dá pra remover. As configurações de vídeo também pioraram a partir da versão 11, foi uma briga grande pra ajustar os 2 monitores que uso. Enquanto que na versão 10 bastava conectar o cabo VGA. Sim, eu tentei voltar pra versão 10.10, mas em toda oportunidade a droga do sistema avisa que não há mais suporte e diversos repositórios da época deixaram de existir, dificultado a atualização até mesmo do java.

Então eu fui executar uma tarefa simples, instalar fontes true type no sistema. Espere, NÃO É MAIS SIMPLES!!! Eu até consigo abrir a porcaria da pasta onde estão as fontes [que pasmem, está escondida!!!] mas não posso colar novos arquivos graficamente. tenho que usar comandos no terminal que nunca foram necessários, e sim, eu sei copiar via terminal.

Resumindo, não recomendo mais o ubuntu, porque daqui 1 ou 2 anos vão parar de dar suporte a 12.10 e vão continuar estragando um sistema que eu já considerei perfeito na versão 10.10.

ps. A versão 64 bits só piora a situação, pois diversos pacotes na central de software não estão disponíveis para esta arquitetura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s