Símbolos de Fluxogramas Definidos: Mapas de Processos de Negócios e Símbolos de Diagramas e seus Significados

Por Nicholas Hebb

   O que se segue é uma visão geral básica, com descrições e significados dos símbolos de fluxograma mais comuns – também comumente chamados de formas de fluxograma, símbolos de diagrama de fluxo ou símbolos de mapeamento de processos, dependendo de qual tipo de diagrama que você está criando. A tabela abaixo apresenta o desenho do símbolo de fluxograma, o nome do símbolo de fluxograma no Microsoft Office (com aliases entre parênteses), e uma breve descrição de onde e como o símbolo de fluxograma é usado.

Símbolos de Processos/Operações

Símbolo

Nome
(alias)

Descrição

process-symbol Processo Exibe um Processo ou uma etapa de ação. Este é o símbolo mais comum tanto para processos de fluxogramas como para mapas de processos.
predefined-process-symbol Processo Predefinido
(Sub-rotina)
Um símbolo de processo predefinido é um marcador para uma outra etapa do processo ou uma série de etapas de fluxo de processo que são formalmente definidas em outro lugar. Esta forma geralmente representa sub-processos (ou sub-rotinas em fluxogramas de programação). Se o sub-processo é considerado “conhecido”, mas na verdade não foi definido em um método de processo, instrução de trabalho, ou algum outro processo de fluxograma ou documentação, então é melhor não usar este símbolo, uma vez que implica um processo formalmente definido.
alternate-process-symbol Processo alternativo Tal como o nome da forma sugere, este símbolo de fluxograma é utilizado quando a etapa do fluxo de processo é uma alternativa a etapa do processo normal. Linhas de fluxo em uma etapa de fluxo de processo alternativo normalmente são tracejadas.
delay-symbol Atraso O símbolo de fluxograma Atraso representa qualquer período de espera que seja parte de um processo. Símbolos de atraso são comuns em mapeamento de processos.
preparation-symbol Preparação Como o nome indica, trata-se de qualquer etapa do processo que é uma etapa de fluxo do processo de preparação, tal como uma operação de configuração.
manual-operation-symbol Operação manual As formas de fluxograma de operação manual mostra quais etapas do processo não são automatizadas. Em fluxogramas de processamento de dados, esta forma de fluxo de dados indica uma operação de looping, juntamente com um símbolo limite de loop (que não é suportado pelo Microsoft Office, mas um símbolo de operação manual girada 180 ° irá fazer o truque).

Símbolos de Controle e Desvios de Fluxo

Símbolo

Nome
(alias)

Descrição

flow-line-connector Linha de fluxo
(Seta, Conector)
Linhas conectoras de fluxo mostram a direção que o processo flui.
terminator-symbol Terminação
(Ponto Terminal, Elipse)
Terminações mostram os pontos de início e fim de um processo. Quando usado como um símbolo Iniciar, as terminações representam uma ação do disparador que define o processo de fluxo em movimento.
decision-symbol Decisão Indica uma pergunta ou desvio no fluxo do processo. Normalmente, uma forma de fluxograma Decisão é usada quando existem 2 opções (Sim / Não, Verdadeiro/Falso, etc).
connector-symbol Conector (Inspeção) Fluxograma: Este símbolo é geralmente pequeno e é utilizado como um conector para mostrar um salto de um ponto no fluxo do processo para outro. Os conectores são normalmente identificados com letras maiúsculas (A, B, AA) para mostrar pontos de salto correspondentes. Eles são úteis para evitar linhas de fluxo que cruzam outras formas e linhas de fluxo. Eles também são úteis para saltar de/para um sub-processo definido em uma área separada do fluxograma principal.

Mapeamento de Processos: Em mapas de processo, este símbolo é de tamanho completo e mostra um ponto de inspeção no fluxo do processo.

[Só para confundir ainda mais as coisas, algumas pessoas vão usar um círculo para indicar uma operação e um quadrado para indicar uma inspeção. É por isso que é importante incluir uma chave símbolo no fluxograma.]

offpage-connector-symbol Conector fora de página Um conector fora de página mostra a continuação de um fluxograma de processo para outra página. Quando usá-los em conjunto com conectores, é melhor diferenciar os rótulos, por exemplo, usar números para conectores fora da página e letras maiúsculas para conectores. Na prática, a maioria dos fluxogramas só usam a forma Conector para ambas referências, na página e fora da página.
storage-symbol Mesclar
(Armazenamento)
Fluxograma: mostra a fusão de vários processos ou informações em um só.

Mapeamento de Processos: geralmente indica o armazenamento de matérias-primas.

extract-symbol Extrair (Medição) Fluxograma: Mostra quando um processo divide-se em caminhos paralelos. Também indica geralmente uma medição, com um “M” maiúsculo dentro do símbolo.

Mapeamento de Processos: geralmente indica o armazenamento de produtos terminados.

or-symbol Ou O símbolo lógico Ou mostra quando um processo diverge – geralmente por mais de 2 ramos. Ao usar este símbolo, é importante identificar as linhas de saida para indicar os critérios que cada ramo deve seguir.
summing-junction-symbol Somador A forma lógica de fluxograma Somador é exibida quando vários ramos convergem em um único processo. No entanto o símbolo de mesclagem é mais comum para este uso. Este símbolo e o símbolo Ou são realmente mais relevante em diagramas de fluxo de processamento de dados do que em fluxogramas de processo.
Símbolos de Entrada e Saída

Símbolo

Nome
(alias)

Descrição

data-symbol Dados
(I/O)
A forma de fluxograma de Dados indica entradas e saídas de um processo. Esta forma é mais frequentemente referida como uma forma de I/O do que uma forma de dados.
document-symbol Documento Bastante auto-explicativo – o símbolo de fluxograma de documentos é utilizado para uma etapa do processo que produz um documento.
multidocument-symbol Vários Documentos Igual ao Documento, a não ser, bem, por serem vários documentos. Esta forma não é tão comumente usada como forma de fluxograma de Documentos, mesmo quando vários documentos estão implicados.
display-symbol Exibir Indica uma etapa do processo em que a informação é apresentada a uma pessoa (por exemplo, usuário de PC, operador de máquina, etc).
manual-input-symbol Entrada manual As formas de fluxograma entrada manual mostram as etapas do processo, onde ao operador / usuário é solicitado que a informação que deve ser manualmente entrada em um sistema.
card-symbol Cartão Esta forma é a companheira para a forma de fluxograma de Fita Perfurada. Esta forma é raramente usada.
punched-tape-symbol Fita perfurada Se você é muito bom em tudo que se estende a vida de uma máquina, você ainda pode ter uso para o símbolo de fita perfurada – usado para entrada em computadores antigos e máquinas CNC.
Símbolos de arquivos e informações de armazenamento

Símbolo

Nome
(alias)

Descrição

stored-data-symbol Dados armazenados Uma forma de fluxograma genérica para armazenamento de dados utilizada para qualquer etapa do processo que armazena dados (em oposição às formas mais específicas  descritas a seguir nesta tabela).
database-symbol Disco magnético(Base de Dados) O símbolo universalmente mais reconhecível para um local de armazenamento de dados, esta forma de fluxograma retrata um banco de dados.
direct-access-storage-symbol Armazenamento de acesso direto Armazenamento de acesso direto é uma maneira elegante de dizer HD.
internal-storage-symbol Armazenamento interno Usado em fluxogramas de programação significando que a informação é armazenada na memória, ao invés de um arquivo.
sequential-access-storage-symbol Armazenamento de acesso sequencial
(Fita magnética)
Embora pareça um ‘Q’, o símbolo supostamente deveria parecer um rolo de fita.
Símbolos de Processamento de Dados

Símbolo

Nome
(alias)

Descrição

collate-symbol Agrupar A forma de fluxograma Agrupar indica uma etapa do processo que requer a organização de dados, informações, ou materiais de acordo com um arranjo ou formato padrão.
sort-symbol Classificar Indica a classificação de dados, informações, materiais em alguma ordem pré-definida.

Os nomes de símbolos fluxograma entre parênteses são alternativas comuns para uma determinada forma. Às vezes, uma forma de fluxograma pode ter mais de um significado, como acontece com a forma de círculo, que representa um nó de salto em fluxogramas e ponto de inspeção em mapeamento de processos de negócios. Outras vezes, há apenas vários nomes para o mesmo símbolo gráfico de fluxo – como Terminação e Ponto terminal.

Os símbolos de fluxograma mais comumente usado

A maioria dos fluxogramas conta apenas com alguns dos símbolos relacionados ao processo para fazer todo o trabalho pesado: Terminação, Processo, Decisão, Documento, e Conector. Na verdade, se você usar outras formas de fluxograma, muitas pessoas não sabem para o que são, assim você pode querer adicionar uma chave de símbolo para o seu fluxograma.

Esta foi a tradução de um artigo antigo, espero que ainda possa ser útil nos dias de hoje.

Tradução por Luciano Santos Gonçalves

 

Uma resposta para “Símbolos de Fluxogramas Definidos: Mapas de Processos de Negócios e Símbolos de Diagramas e seus Significados

  1. Pingback: Como fazer o Fluxograma de empresa para entender os processos atuais – Plenage

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s